Buscar

Óleo de coco: é o vilão ou o mocinho afinal?

Postado em 28/08/2018 às 19:14 hrs por Jaqueline

Já faz um bom tempo que os benefícios do óleo de coco vem sendo questionados. Para alguns, ele é o queridinho da dieta para emagrecer e até substituto para outros óleos de cozinha. Mas recentemente, vem levantando discussões sobre o fato de ser bom para saúde ou não.

 

Óleo de coco: é o vilão ou o mocinho afinal? -Design de Sobrancelhas em Blumenau SC -Jaqueline Rebêllo

 

Polêmica sobre o óleo de coco

No site Exame saiu uma matéria sobre a epidemiologista Karin Michel da Universidade de Harvard. Ela fez um vídeo recentemente para o youtube, onde fala que o óleo de coco, embora seja muito indicado pelos nutricionistas, é na verdade ”veneno puro”. Segundo Karen, ele consegue ser pior do que a banha de porco.

 

Mocinho ou vilão?

O óleo de coco contém apenas ácidos graxos saturados que aumentam não apenas o colesterol bom, como muitos nutricionistas afirmam, mas aumentam também os níveis de colesterol ruim. Consequentemente podem entupir artérias coronárias. De acordo com a associação Americana do Coração (AHA), para manter a saúde é recomendado que as pessoas evitem a ingestão de gordura saturada.

Alguns cientistas também ressaltam o fato de não existir dados científicos que comprovem os benefícios de incluir o óleo de coco na dieta.

 

Aqui no Brasil

Devido ao sucesso do vídeo da pesquisadora alemã Karen Michel, aqui no Brasil a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), se pronunciaram sobre o tema!

As associações não indicam a utilização do óleo de coco para emagrecer. O fato é que não contém evidências científicas sobre seu benefício. E além disso, sua alta concentração de ácidos graxos saturados, vai contra a saúde do coração. E para finalizar indicam o uso de óleos vegetais para o dia a dia, de maneira moderada, com maior presença de gorduras insaturadas. Alguns exemplos são: óleo de soja, canola, linhaça e oliva.

Eu não sei você, mas eu sempre faço o uso do óleo de coco e essa noticia me convenceu a abrir mão do uso, pois eu já me questionava a veracidade de seus benefícios. Além de ser um possível risco para a saúde, o preço é bem salgado. Então o custo benefício não está valendo a pena.

Você já sabia dessa notícia? O que achou? Deixe sua opinião aqui nos comentários vou adorar saber!

 

Sugestões?

Entre em contato através do e-mail e me conta sobre qual tema você gostaria de ver por aqui. E não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

 

Gostou? Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
  •  

Comentários

Atenção: Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade do usuário(a). Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.